Terça feira, 22 de Setembro de 2020
MGTA|Artigos|Cruz de Malta

A Cruz de Malta

Entre vários símbolos utilizados no motociclismo, um dos que mais se destacam é a Cruz de Malta.

"A Cruz de Malta ou também denominada Cruz de São João é identificada como o símbolo do Guerreiro Cristão. É uma cruz de oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada." (Cruz de Malta - Wikipédia).

Ordem de São João/Ordem de Malta - "A Ordem de Malta surgiu no século XI, diante da necessidade de se construir em Jerusalém um hospital dedicado a São João Batista, ao lado de sua igreja. A vocação humanitária da então chamada Ordem de São João ficou logo conhecida, pois apesar do hostpital destinar-se a acolher peregrinos, também prestava assistência à população local, dedicando-se igualmente a cristãos, judeus e muçulmanos.

Com a expulsão dos cristãos dos Lugares Santos, os Cavaleiros de São João trasferiram-se para Rodes e mais tarde para a Ilha de Malta. Daí o nome Ordem de Malta. Em 1798, obrigados por Napoleão a abandonar a ilha, finalmente se estabeleceram em Roma.

Hoje, a Ordem de Malta é reconhecida como estado Soberano e mantém relações diplomáticas com mais de 90 nações, desenvolvendo ações humanitárias em cerca de 160 países." (texto do Centro Assistêncial Cruz de Malta - cruzdemalta.org.br)

Conheça o que você usa. Não use apenas porque os outros usam. Muitos dos símbolos que levamos em nossos coletes, são como o Brasão do Grupo que representamos, tem uma história e um significado fundamentado, importante e valioso.

Tio Rato

Flag Counter

Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução de textos ou fotos, totais ou parciais, estão autorizados desde que sejam mencionadas as fontes.